Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

2/3 das pessoas cegas do mundo são mulheres

 

No Dia Internacional da Mulher chamamos a atenção para a importância delas cuidarem da saúde ocular. Isso porque, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 2/3 das pessoas cegas, em todo o mundo, são mulheres.

Por outro lado, é fundamental destacar que, 80% dos casos de perda de visão são evitáveis, ou podem ser tratados quando se busca a orientação correta de um oftalmologista.

Uma pesquisa feita pelo Healthy Sight Institute, intitulada “Mulheres e visão: por que elas sofrem mais?”, constatou que, no Brasil, as mulheres reclamam mais de problemas de visão do que os homens, sendo que 57% das mulheres e 47% dos homens, se queixaram de algum problema ou desconforto.

Em contrapartida, 55% das mulheres entrevistadas declararam não saber o que causa seus problemas de visão, o que é um alerta, pois muitas vezes elas poderiam ter evitado o surgimento ou agravamento do quadro, até de forma simples, mas faltou conhecimento.

Outro fator alarmante é que, se as mulheres já estão sujeitas a serem vítimas de abusos e assédios, resultado do desvio de caráter de alguns homens, e isso piora ainda mais quando se trata de uma mulher cega, ou com baixa visão, pois há quem se aproveite da situação para tentar aplicar algum golpe.

Por isso é tão importante promover a autonomia e inclusão dessas mulheres, pois isso irá ajudá-las a se sentirem mais protegidas. O uso de tecnologias e o convívio com outras pessoas que enfrentam os mesmo desafios de estarem em um mundo que, muitas vezes, não é adequado às necessidades de um cego, é fundamental para que se conquiste mais confiança e possa viver de maneira mais confortável em sociedade.

Fatores de Risco

Quando falamos que 2/3 das pessoas cegas são mulheres, existem alguns fatores que podem ajudar a explicar esse fenômeno, como a longevidade, pois se elas vivem mais que os homens, acabam ficando mais expostas aos riscos de apresentarem algum problema, por isso a prevenção é tão importante.

Também existe o fato de doenças como glaucoma e catarata serem mais comuns em mulheres e, se não forem cuidadas, levam a uma perda da visão que, no caso do glaucoma, nem poderá ser recuperada.

Outro fator são as questões hormonais, e muitas mulheres nem fazem ideia disso. Gravidez, uso de anticoncepcionais, menopausa, tudo isso pode impactar na visão.

Durante a gravidez podem acontecer alterações na córnea, que mudam de espessura, e uma consequência comum é a intolerância ao uso de lentes de contato. Também pode ocorrer uma dificuldade maior de enxergar, onde a mulher sente que precisa aumentar o grau dos óculos, mas, nesse caso, é melhor esperar o parto, pois, em geral, a visão volta ao que era antes da gravidez. A dica é ficar atenta para as fases que incidem em mudanças hormonais, e falar com o seu oftalmologista sobre isso.

Já para quem faz uso de hormônios, seja para evitar uma gravidez, ou por necessidade de reposição hormonal, muitas vezes relata secura nos olhos, e também deve buscar a orientação de um profissional e assim impedir que o incômodo aumente.

Sabemos que em muitos lugares existe a dificuldade de acesso a um médico especialista, especialmente para a população de baixa renda, e isso, aliado a falta de conhecimento da necessidade de buscar o atendimento, é um fator social que impacta diretamente nesse triste resultado, de ainda serem diagnosticados tantos casos de perda de visão.

Prevenção

Existem alguns fatores primordiais para a prevenção, que destacamos abaixo.

  • O diagnóstico precoce e início rápido do tratamento são fundamentais. Existem casos em que a perda da visão é irreversível, mas é possível estabilizá-la quando a descoberta acontece no início. Por isso, faça visitas regulares ao seu oftalmologista, em intervalos semestrais ou anuais, mesmo que não esteja sentindo nada, pois muitas doenças são silenciosas, e quando se mostram já é tarde demais. O Sistema Único de Saúde também conta com excelentes profissionais.
  • Cuide da sua saúde de modo geral. Alimente-se de forma equilibrada ingerindo legumes, frutas e verduras; beba bastante água; e faça os exames que medem glicemia, colesterol e alterações hormonais, pois o resultado deles podem trazer alertas de que a saúde dos olhos merecem cuidados específicos.
  • Não fume.
  • Cuidado com a radiação ultravioleta. Sempre use óculos de sol.
  • Se for fazer alguma atividade que coloque os seus olhos em risco, como ser atingido por uma fagulha, use óculos de proteção.
  • Não faça uso de remédios, seja para o problema que for, sem o acompanhamento de um médico, pois existem medicações que podem interferir na saúde dos seus olhos. Fique atento.
  • Faça exercícios regularmente. Lembre-se que tudo está interligado em nosso corpo e devemos cuidar dele de forma geral.