Cuidando dos Seus Olhos: Tratamento do Glaucoma pode Prevenir a Cegueira

Cuidando dos Seus Olhos: Tratamento do Glaucoma pode Prevenir a Cegueira

Cuidando dos Seus Olhos: Tratamento do Glaucoma pode Prevenir a Cegueira

Glaucoma é um grupo de doenças que atingem o nervo óptico. Este nervo é o responsável por levar a imagem captada pelos nossos olhos até o cérebro. No glaucoma, o nervo óptico vai atrofiando lentamente, levando a cegueira irreversível. Existe duas formas principais: O Glaucoma Primário de Ângulo Aberto, responsável por 60% dos casos e o Glaucoma Primário de Ângulo Fechado, com aproximadamente 40% dos casos.

O Glaucoma normalmente é assintomático, sendo a perda da visão percebida pelo paciente em fases avançadas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é a segunda causa de cegueira no mundo (12,3%), atrás da catarata (47,8%), e a primeira causa de cegueira irreversível, representando um grave problema de saúde pública e sério desafio para a oftalmologia. Causa consideráveis prejuízos aos cidadãos e grande impacto econômico à sociedade.

Sua incidência é de 1-2% na população geral. Aumenta após os 40 anos, podendo chegar a 6-7% após os 70 anos. O acometimento é bilateral na grande maioria dos casos. Tem caráter hereditário e os parentes em 1° grau dos portadores tem 10 vezes mais chances de desenvolver a doença.

De acordo com o último relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o glaucoma foi responsável pela cegueira de 8,4 milhões de pessoas no mundo em 2010. No Brasil, a estimativa é de que existam aproximadamente 1 milhão de portadores, sendo que 635 mil sequer sabem que possuem a doença.

Os danos causados pelo glaucoma podem ser prevenidos através do diagnóstico precoce e do acompanhamento e tratamento adequados.

A pressão intra-ocular elevada (PIO)  é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo uma relação causal direta entre um determinado valor da pressão intra-ocular e o aparecimento da doença. Enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter PIO elevada durante anos sem apresentar lesões.

A única forma de controle da doença é a redução da pressão intra-ocular, seja com colírios, laser ou cirurgia. A escolha do tratamento é determinada pelo médico oftalmologista, variando caso a caso. É importante ressaltar que trata-se de uma doença crônica, como o diabetes e a hipertensão arterial.  Portanto não tem cura e sim controle e o paciente que tem sua doença controlada poderá levar uma vida normal.

Diogo Garcia Neto – CRM 104822
Especialista em Glaucoma pela USP-São Paulo
Membro da Sociedade Brasileira de Glaucoma – SBG
Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO