Mutirão oftalmológico

Mutirão oftalmológico

Mutirão oftalmológico

O oftalmologista Guilherme Kill Júnior, integrante da equipe do COHR (Centro Oftalmológico Humanizado de Referência), esteve entre os médicos que participaram da ação feita pela Carreta da Saúde do Instituto Fábio Vieira, em parceria com o governo do estado do Pará, por meio do Programa Pro Paz.  
O mutirão oftalmológico passou pelas cidades de Melgaço, Curralinho, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Soure e Salvaterra, na região do Marajó, entre os dias 20 de maio e 06 de junho.

Durante a ação foram atendidas mais de cinco mil pessoas, e realizadas mais de 1500 cirurgias. As consultas e cirurgias de problemas como catarata, pterígio, estrabismo e astigmatismo, foram inteiramente gratuitas para população, feitas através do Sistema Único de Saúde.

De acordo com a gerente do Pro Paz, Cláudia Vinagre, a caravana foi articulada após um levantamento da Sespa (Secretaria de Saúde do Estado do Pará), que detectou um alto índice de pessoas com cataratas no Marajó. “Nosso objetivo maior é levar esse tipo de serviço à população que não tem acesso”, disse.

Segundo pesquisas, a catarata é considerada a primeira causa de cegueira no mundo, acometendo grande parte da população idosa, e o único tratamento é a cirurgia.
Durante a cirurgia, que é feita a laser, o paciente receber um colírio anestésico. Após a cirurgia os pacientes recebem um kit com uma bolsa, contendo óculos e colírio. O pós-operatório é feito por um médico da equipe, que fica no município para acompanhar os pacientes.