Terapia Fotodinâmica

Terapia Fotodinâmica

Terapia Fotodinâmica

O avanço da idade causa muita fragilidade à saúde da população, muito desses problemas são visuais. Pessoas com idade a partir de 50 anos estão propensos a adquirir doenças como a Degeneração Macular relacionada à Idade (DMRI), que pode levar à cegueira. A Degeneração Macular também tem mais incidências em pessoas de olhos claros ou que tenham o habito de fumar.

Tratamento
Antes de iniciar o tratamento, um colírio anestésico é aplicado no olho a ser tratado. A terapia fotodinâmica destrói as membranas, mas preserva o tecido retiniano por meio da infusão intravenosa de um corante. O laser não térmico de diodo exerce efeito apenas onde o corante foi acumulado. Embora causa a estabilização ou uma grande melhora da visão, são necessárias outras sessões em até três meses.

Pós tratamento
O paciente não deve se expor ao sol, ou seja, deve usar os óculos escuros com filtro ultravioleta e não forçar a vista. É indicado que o paciente não ingira bebida alcoólica por três dias após o tratamento e nem se submeta a cirurgias dentarias ou qualquer outra, já que esses ambientes contem muita iluminação. A exposição à luz em 24 horas pode causar queimaduras a pele do paciente, por isso ele deve evitar.