Verdade ou Mito?

Verdade ou Mito?

Verdade ou Mito?

Muito se fala e ouve sobre a saúde ocular. Coisas que podem comprometer a visão em várias fazes da vida, e problemas dos quais é impossível escapar. Mas afinal, o que é verdade e o que é mito? Para responder algumas dessas questões tão comuns, falamos com o oftalmologista Pascoal Rubens Conti.

  • Em algum momento da vida, todo mundo terá que usar óculos? 
    Verdade. Após os 40 anos é comum todas as pessoas apresentarem a presbiopia, chamada popularmente de vista cansada. Isso traz a necessidade dos óculos.
  • Usar óculos de outra pessoa faz mal?
    Verdade. Assim como cada pessoa precisa de uma dosagem específica de remédio, também tem os óculos indicados para resolver o seu problema. As receitas são individuais e personalizadas. Usar óculos de outra pessoa ou adquirir um que já está pronto pode causar, entre outras coisas, dores de cabeça, tonturas e enjoo.
  • Deixar de usar óculos, conforme foi receitado, faz com que o grau aumente?
    Mito. Como o aumento do grau não está relacionado à falta de óculos, pode ocorrer mesmo com quem usa o objeto conforme a prescrição do oftalmologista.
  • Olhos claros são mais sensíveis?
    Mito. A sensibilidade é uma particularidade de cada pessoa, não depende da cor dos olhos.
  • Ler no escuro prejudica a visão? 
    Mito. Embora ler em lugares onde a luminosidade seja limitada cause desconforto, não significa que afetará a visão.
  • Coçar os olhos pode deixa a pessoa cega?
    Verdade. Embora seja raro acontecer, coçar os olhos com força pode causar o deslocamento de retina. Opte por compressa com água fria, ou procure o oftalmologista.
  • Ficar muito perto da TV ou do computador prejudica a visão?
    Verdade. O ideal seria uma distância de 2 a 3 metros, o que evitaria o cansaço visual.
  •  Colírio sempre faz bem? 
    Mito. Assim como outros remédios prescritos por médicos, o colírio tem indicações específicas para cada problema. Então não use sem que um oftalmologista seja consultado.