Evitando acidentes oculares

Evitando acidentes oculares

Evitando acidentes oculares

Atitudes simples no dia a dia podem evitar acidentes que obstruam o globo ocular, transformando isso em um problema mais sério ou uma irritação desconfortável.

Veja algumas dicas de como manter seus olhos protegidos:

Acidentes domésticos: no ambiente doméstico podem acontecer vários tipos de acidentes. Tome cuidado com objetos pontiagudos como facas, garfos ou tesouras; óleo e líquidos quentes podem acabar respingando nos olhos e causar queimaduras; produtos de limpeza podem causar irritação e até queimaduras químicas; lave as mãos após brincar com animais e tenha cuidado com plantas pontiagudas ou que soltam líquidos leitosos.

Acidentes de trabalho: se seu serviço oferece qualquer tipo de risco, a sua empresa é obrigada a ceder materiais para a proteção. Use os óculos especiais, ou qualquer material específico para sua função e mantenha-se seguro.

Acidentes aquáticos: piscinas além de conter cloro, podem também conter produtos químicos e bactérias, use os óculos de proteção.

Na praia, evite abrir os olhos debaixo d’água e tome cuidado com a areia.

Outros fatores podem acabar prejudicando a visão, o cigarro, por exemplo, além de fazer mal à saúde ocular, desencadeando em doenças como a catarata, DMRI e outras, pode causar queimaduras.

Coçar os olhos de forma inadequada pode provocar lesões, caracterizando um acidente ocular.

Outro fator muito importante é sempre observar as crianças, visto que elas não sabem medir o perigo dos objetos ou qualquer que sejam suas brincadeiras. Mantenha-se sempre atento.

Cuide bem de sua visão e, em caso de um acidente, procure imediatamente um oftalmologista, para que ele tome as decisões cabíveis conforme sua situação!