Hipermetropia

Hipermetropia

Hipermetropia

A hipermetropia é uma disfunção ocular caracterizada pelo globo ocular ser muito pequeno ou a córnea muito plana, fazendo assim, com que as imagens sejam formadas atrás da retina e não dentro dela, como seria o normal. Esse processo faz com que as imagens próximas ou distantes sejam vistas de forma borrada.

Comumente, a hipermetropia surge na infância, quando os olhos ainda são pequenos. O problema pode ir melhorando com o desenvolvimento dos olhos até os 8 anos de idade. A hipermetropia também acompanha muitas vezes o estrabismo. Durante esse processo de desenvolvimento é necessário o uso de óculos.

Outro motivo para o surgimento da hipermetropia é a idade avançada, quando os olhos ficam mais cansados.

Sintomas

Ao tentar focalizar uma imagem de forma forçada, alguns sintomas como dores de cabeça, cansaço da vista e dificuldade para se concentrar podem surgir.

Tratamento

Na maioria dos casos, a hipermetropia é tratada com o uso de óculos ou lentes convexas ou convergentes (bordas finas e central grossa), que redirecionam a luz para a retina, auxiliando na formação da imagem. Outra opção pode ser a cirurgia refrativa.

O procedimento ideal deve ser indicado por um oftalmologista.

Saiba mais sobre o Estrabismo
Saiba mais sobre a Cirurgia Refrativa