Toxina Botulínica em tratamentos oculares

Toxina Botulínica em tratamentos oculares

Toxina Botulínica em tratamentos oculares

A toxina botulínica é um composto de duas bactérias (clostridium botulinum e clostridium parabotulinum) que age na placa que produz a transmissão dos estímulos nervosos, causando sua contração. O uso da toxina botulínica na oftalmologia se iniciou em 1980 pelo dr. Scott, o botox foi usado para relaxar os músculos oculares, o que foi muito eficaz no tratamento do estrabismo.
Atualmente, além de ainda ser usado no estrabismo, o botox é usado também no blefaroespasmo essencial e espasmo hemifacial:

blefaroespasmo essencial é uma distonia que causa espasmos e contrações nos músculos protetores da pálpebra, fazendo com que assim, a pessoa pisque sem parar. Nesse caso, o botox é aplicado nos músculos da pálpebra, impedindo as contrações.

espasmo hemifacial é a contração frequente de um lado do rosto, começando pela testa e indo até o queiro. Nelao o olho fica quase fechado, impedindo a visão. O botox é aplicado nos músculos da pálpebra, impedindo as contrações.

estrabismo é o problema onde um olho é para um lado e o outro para o outro, já que os seus músculos têm mais força que o outro, não sendo o suficiente para os manter alinhados. O botox é injetado justamente no olho de maior força, mantendo o equilíbrio entre os dois olhos.

Cuidados

Esse tratamento deve ser feito de forma correta em uma clínica séria e com profissionais qualificado, já que o botox pode deixar a pálpebra caída ou interferir na capacidade de piscar, fazendo com que o olho não se feche e fique ressecado.
A toxina botulínica dura em média 5 meses, caso queira realizar esse tipo de tratamento, tenha certeza do local e sua competência.