Uveíte

Uveíte

Uveíte

A uveíte é uma inflamação ocular que destrói os tecidos dos olhos, ela pode afetar tanto a úvea quanto a íris, corpo ciliar e coroide, que juntos formam o trato uveal. A uveíte pode ser branda ou causar cegueira, caso não seja tratada corretamente e a tempo.

Existem diversos tipos de uveítes dependendo da parte do olho a qual ela acomete, sendo a mais comum em pessoas saudáveis a uveíte anterior, que afeta a parte da frente dos olhos. Já a uveíte intermediária também atinge pessoas saudáveis, mas também é associada àqueles que possuem doenças autoimunes. Os outros tipos de uveítes são a uveíte posterior, que atinge a parte de trás dos olhos e a panuveíte, que inflama todas as partes dos olhos. Ambas duram anos.

Sintomas

A pessoa que possui uveíte apresenta um aumento de sensibilidade à luz, dor, baixa visão e o sintoma mais visível, que é a vermelhidão.

Causas

Está relacionada a lesões no globo ocular, baixa imunidade e infecções em alguma parte do corpo. Doenças sistêmicas também podem estar relacionadas à uveíte.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com a uveíte em questão, lembrando que quando mais cedo for diagnosticada, mais fácil é tratar essa inflamação que atinge pessoas independentemente da idade. Em casos autoimunes o oftalmologista pode prescrever imunomoduladores ou corticoides. Caso apresente algum sintoma, procure imediatamente um oftalmologista.