Queimadas e a saúde ocular: quais danos pode causar e qual a melhor forma de se previnir?

Queimadas e a saúde ocular: quais danos pode causar e qual a melhor forma de se previnir?

Queimadas e a saúde ocular: quais danos pode causar e qual a melhor forma de se previnir?

Nos últimos dias, o assunto referente a queimadas voltou à tona com os episódios ocorridos na Amazônia. Independente da proporção e da ocorrência, convivemos desde sempre com situações em que o fogo se alastra e invade as ruas ou até mesmo nossas casas.

Sabemos por comprovação científica que esta fumaça provocada por queimadas causa diversos danos à saúde humana, principalmente por conter substâncias cancerígenas que atingem a respiração, o pulmão e diversos outros órgãos, entre eles os olhos.

Responsáveis pelo sentido da visão, os olhos saem prejudicados com as queimadas devido aos níveis de carbono em suspensão. De acordo com o oftalmologista do Cohr, Guilherme Kill, a irritabilidade provocada pela fumaça pode agredir a saúde ocular, impedindo que as mucosas tenham as defesas necessárias para as adversidades do ambiente.

"O contato com estes níveis de carbono e de partículas como poeira, fumaça e fuligem provoca alterações nas células responsáveis pela produção das camada mucosa da lágrima, que faz com que a lágrima se espalhe por todo o olho, além da inflamação das glândulas das pálpebras que produzem o componente oleoso da lágrima e que evita que ela evapore mais rápido", explica o médico, que apontou como o principal prejuízo a produção de lágrimas, que são fundamentais para a saúde dos olhos.

"A lágrima tem importante função de proteção do globo ocular, pois mantém o olho lubrificado e protegido de lesões decorrentes de micro-organismos e corpo estranhos, por isso é preciso se atentar quando há alteração na composição da lágrima e das glândulas das pálpebras", acrescentou Kill.

Para evitar as consequências da fumaça para a visão, é preciso evitar a exposição. Caso não seja possível, o especialista alerta para o uso de lubrificante artificial. "O uso de lubrificante nestes casos evita o que chamamos de síndrome do olho seco, ou ainda inflamações na córnea e na conjuntiva, como as ceratites e conjuntivites", ressalta o oftalmologista, que recomenda, ainda, evitar a coceira dos olhos.

Cuidado com os medicamentos!

Caso aconteça alguma consequência da irritação nos olhos provocada por fumaça de queimadas ou afins, é preciso se consultar com um oftalmologista. "Muitas vezes o olho seco pode desencadear características mais avançadas como vermelhidão ocular e sensação de areia nos olhos. O ideal é usar colírios compostos por lágrimas artificiais ou pomadas para intensificar a lubrificação. Somente em alguns casos especiais há a necessidade de anti-inflamatórios e antibióticos, claro, com prescrição médica", finalizou o médico.