Um brinde! Vinho faz bem para a saúde ocular?

Um brinde! Vinho faz bem para a saúde ocular?

Um brinde! Vinho faz bem para a saúde ocular?

Todos sabemos que tomar uma taça de vinho diariamente faz bem ao coração. Pelo menos é o que mostram estudos que associam o consumo da bebida ao aumento dos níveis do bom colesterol, que protege as artérias. Mas um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo moderado de vinho pode fazer também para a saúde ocular, reduzindo o risco de deficiência visual a longo prazo.

De acordo com o oftalmologista do Cohr, Guilherme Kill, o benefício surge pelo mesmo motivo que a bebida pode fazer bem ao coração. "A saúde ocular sempre é beneficiada quando o paciente tem boa circulação e pressão sanguínea", explica o especialista, que destacou a ação antioxidante do vinho, por meio dos flavonoides e do resveratrol (polifenol encontrado na bebida, que ajuda a prevenir o câncer).

No entanto, o médico recomenda cautela. "A pesquisa notou benefício nos consumidores do vinho, mas é preciso ter cuidado, pois não podemos mandar tomar vinho sem conhecer os diagnósticos individuais", acrescentou Kill, destacando a questão do alcoolismo.

"A contribuição vem, com certeza, do uso moderado da bebida. Vamos lembrar que exceder o álcool colabora para o aumento de hipertensão, níveis de triglicérides e colesterol ruim, além de prejudicar o fígado, causar obesidade e contribuir para espécies de câncer", explicou o oftalmologista, que recomenda sempre consultar um médico antes de tomar qualquer iniciativa.

Efeitos do excesso do álcool para a saúde ocular

Conheça alguns males que podem ser causados pelo exagero de bebidas alcóolicas:

- Visão embaçada;

- Presença de pontos luminosos na imagem;

- Alteração da visão periférica;

- Danos à habilidade de enxergar as cores em contraste;

- Aumento de tamanho dos vasos sanguíneos que irrigam o globo ocular, causando vermelhidão aos olhos.