Quais os medicamentos que mais afetam negativamente a nossa saúde ocular?

Quais os medicamentos que mais afetam negativamente a nossa saúde ocular?

Quais os medicamentos que mais afetam negativamente a nossa saúde ocular?

Você sabia que nem sempre um problema ocular tem relação com envelhecimento ou deficiência? A razão pode estar muito mais próxima do que se imagina: no uso indiscriminado de medicamentos.

Quantas pessoas você que você conhece tem a própria maletinha de medicamentos em casa? Um tipo de ‘mini farmácia particular’ baseada em indicações de amigos ou naquela propaganda de TV que te leva à forma mais prática de acabar com algum probleminha de saúde mais comum.

Mas o que muitos não sabem é que mesmo medicamentos que não estejam relacionados a tratamentos oculares podem apresentar diversos efeitos colaterais prejudiciais à nossa visão. A seguir, listamos alguns dos medicamentos mais comuns e falados da atualidade e seus efeitos colaterais na saúde ocular:

Cloroquina e hidroxicloroquina

Indicado com resultado benéficos para o tratamento da malária e cotada – ainda sem evidências cientificas sobre a eficácia – para o tratamento da COVID-19, além de causar distúrbios cardiovasculares, a cloroquina também causa lesões na retina, prejudicando altamente a saúde ocular quando não ministrada da forma correta.

Amiodarona

Tratamento para pacientes cardíacos que sofrem de arritmia, a amiodarona causa depósito na córnea e também pode causar opacidade de cristalino subcapular, ceratopatia, síndrome de olho seco ou calázio e está associada a neurite óptica.

Analgésicos

Utilizados para o tratamento de dores (ibuprofeno, ácido acetilsalicílico, diclofenaco, por exemplo) podem levar a sintomas como a visão desfocada ou dupla.

Antidepressivos

Remédios como citalopram ou fluoxetitina são capazes de aumentar a quantidade de serotonina no cérebro, o que causa o aumento da opacidade do cristalino, os medicamentos estão relacionados à catarata e problemas de retina.

Ansiolíticos

Podem provocar a pressão ocular, além disso, os ansiolíticos com efeito anticolinérgico devem ser evitados por portadores de glaucoma de ângulo fechado, pois interferem negativamente no tratamento da doença.

Anticoncepcional

O comprimido, indicado para a regulagem do sistema reprodutor, pode ser responsável pelo surgimento do olho seco, além de haver relatos de trombose da veia retiniana secundária por ingestão de alguns tipos de pílulas.

Corticoides

Utilizados para o tratamento de inflamações – inclusive oculares -, os corticoides podem provocar doenças graves como glaucoma e catarata, que levam à cegueira.

Anti-histamínicos

Enquanto tratam a sua alergia, os anti-histamínicos – também conhecidos como antialérgicos – chegam a causar ressecamento nos olhos, ocasionando em coceira vermelhidão, lacrimejamento e até lesões.

O COHR te dá algumas dicas de como evitar esse tipo de problema!

  • Não use remédios ou colírios sem indicação especializada.
  • Verifique, junto ao seu médico, a possibilidade de substituir o medicamento em questão por algum menos prejudicial.
  • Faça exames periódicos para evitar ou diagnosticar os problemas de saúde que necessitam do uso de tais medicações.
  • Faça visitas de rotina ao seu oftalmologista!
  • Leia a bula das suas medicações.
  • Evite o uso desenfreado de medicamentos.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos, eles podem estar se medicando com algum dos remédios citados aqui!