Hipertensão ocular: saiba quais as principais causas para o problema e como controlar!

Hipertensão ocular: saiba quais as principais causas para o problema e como controlar!

Hipertensão ocular: saiba quais as principais causas para o problema e como controlar!

Para saber do que se trata a hipertensão ocular, primeiro precisamos saber mais sobre pressão intraocular e o que os seus números significam.

A pressão intraocular é a medida utilizada para analisar a tensão dos olhos. Ela tem relação à circulação do humor aquoso – liquido produzido e eliminado entre a córnea e a íris e entre a íris e o cristalino.

Segundo estudos, uma pressão intraocular considerada normal varia entre 10 e 21, mmHg. Mas por cada paciente responder diferentemente aos níveis de pressão, o ideal é visitar um oftalmologista para definir qual o seu caso.

O que é a hipertensão ocular e qual a sua relação com o glaucoma?

A hipertensão ocular ocorre devido ao humor aquoso estar acumulado dentro do olho, ao invés de ser produzido e depois eliminado.

É importante ressaltar que não necessariamente quem possui pressão intraocular elevada também tem glaucoma. Entretanto, é necessário que pessoas com esse sintoma siga em acompanhamento, pois pode desenvolver a doença um dia.

Quais são as principais causas da hipertensão ocular?

Entre as razões mais comuns da a pressão ocular elevada, estão as seguintes:

Histórico familiar;

Uso a longo prazo de medicamento Dexametasona ou Prednisona;

Trauma/lesão nos olhos;

Bloqueio do sistema de drenagem do olho;

Produção elevada de humor aquoso.

Quais são os sintomas da pressão intraocular elevada?

A hipertensão ocular, muitas vezes se mostra como um problema silencioso. Aí está a importância das visitas de rotina ao oftalmologista, que em um simples exame pode detectar a alta pressão ocular.

Quando a doença apresenta sintomas, eles são:

Visão turva e embaçada;

Dificuldades para enxergar;

Dor nos olhos;

Vermelhidão ocular;

Ânsia e vômito;

Dor de cabeça;

Visão periférica reduzida;

Pupilas dilatadas;

Visão periférica limitada.

Como controlar a pressão intraocular?

A primeira dica é passar por acompanhamento especializado, pois o seu oftalmologista poderá oferecer um tratamento específico para o seu caso. É possível controlar a pressão intraocular por meio de medicamentos ou colírios, em casos mais graves pode ser necessário o uso de laser ou a cirurgia.

Agora, é claro que hábitos saudáveis são ótimos e podem, além de prevenir a hipertensão ocular, ajudar a controlar o problema! Com alimentos saudáveis, pratique exercícios e tenha muito mais qualidade de vida.

Gostou desse artigo? Nas redes sociais do COHR Oftalmologia você pode receber muitas dicas e se manter informada (o) sobre a sua saúde ocular. @cohroftalmologia, basta seguir!