Recuperados da Covid-19 podem apresentar doenças oculares como sequela

Recuperados da Covid-19 podem apresentar doenças oculares como sequela

Recuperados da Covid-19 podem apresentar doenças oculares como sequela

Procure seu oftalmologista: recuperados da Covid-19 podem apresentar doenças oculares como sequela

 

A pandemia do coronavírus, que espalhou a Covid-19 para o mundo todo, fez milhões de vítimas. Além das mortes, quem passou pelo tratamento, especialmente em casos mais graves, pode ter sequelas. Ainda não é possível saber todas e nem se será possível revertê-las.

Um estudo publicado pela Sociedade Radiológica da América do Norte mostrou a relação de casos graves da Covid-19 com doenças oculares.

Entre os 129 pacientes pesquisados, nove desenvolveram nódulos na parte de trás do olho, destinada à visão. Sendo importante pontuar que esses pacientes também tinham comorbidades. Outros estudos estão sendo feitos para buscar o motivo que levou à formação dos nódulos.

 

Também tem sido diagnosticados casos de conjuntivite, que atingem entre 1% a 5% das pessoas que passaram pelo coronavírus.

Estudos apontam que em 72% dos pacientes a conjuntivite apareceu depois de outros sintomas oculares.

Outros sintomas oculares comuns em pessoas que tiveram a Covid-19 são: olho seco, em mais de 20% dos pacientes; baixa acuidade visual, em quase 13% dos pesquisados; e sensação de corpo estranho no olho, que atingiu cerca de 12% dos participantes do estudo.

 

Retinopatia e Catarata

Outros problemas oculares que têm sido registrados em pacientes que fizeram o tratamento da Covid-19 são danos nos vasos sanguíneos da retina e catarata.

Estudos ainda estão sendo feitos, mas acredita-se que os problemas sejam uma consequência de alguns medicamentos para combater inflamações no sistema vascular, de pacientes que tiveram casos graves da doença.

A retinopatia é uma doença que acomete diabéticos, causando danos na retina. Algumas medicações usadas durante o tratamento da Covid-19 levam ao aumento da glicemia e da coagulação sanguínea, fatores de risco para a doença ocular.

E mais, algumas medicações podem elevar a pressão arterial, enfraquecendo os vasos.

E os danos podem ser maiores em pessoas que já tinham algum problema de saúde. É cada vez mais comum pessoas hipertensas, que passaram pela Covid-19, apresentarem quadros de hemorragia e oclusões oculares.

Por isso é importante que, mesmo sem sintomas que já sejam perceptíveis, se você passou pela Covid-19, independente do seu caso ter sido leve ou mais grave, procure um oftalmologista da sua confiança, e faça os exames de rotina.

 

Mudança de Comportamento

O excesso de uso de telas durante o isolamento social também reflete na baixa qualidade da saúde ocular. Muito tempo diante de computadores, celulares e equipamentos semelhante levam a: ardência, secura, coceira, sensação de areia e sensibilidade à luz, o que pode, também, levar a um aumento do grau.

Faça pausas durante o trabalho, para descansar os seus olhos, e busque orientação de um especialista.

E lembre-se que é preciso continuar se prevenindo contra o coronavírus, por isso, tome as doses necessárias da vacina, conforme o protocolo que se destina a você; mantenha as mãos higienizadas; siga usando máscara de proteção; e evite aglomerações.