Alimente-se bem que seus olhos agradecem

Alimente-se bem que seus olhos agradecem

Alimente-se bem que seus olhos agradecem

Que a alimentação saudável é adequada faz muita diferença para nossa saúde e qualidade de vida muitas pessoas sabem.

Porém, poucos a aliam com a qualidade da visão. Isso mesmo, existem alimentos que podem ajudar na prevenção das doenças oculares, como glaucoma e degeneração macular.

Acompanhe as dicas abaixo e comece sua nova dieta hoje mesmo:

* brócolis, nabo, mostarda e couve – contêm sulforapano. Um pesquisador da Johns Hopkins University apontou que quando as células da retina humana foram tratadas com a substância, ficaram protegidas de radicais livres oxidantes durante vários dias.

* castanha do Pará – contém selênio, e sua prioridade antioxidante combate os radicais livres que podem danificar a lente e a sua mácula ocular, no centro da retina. Sua ingestão pode prevenir cataratas e degeneração ocular.

* ovos – um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition revelou que consumir de dois a quatro ovos por dia, durante cinco semanas, reduz o risco de degeneração macular em idosos.

* óleo de linhaça – fonte de vitamina E, e dos ácidos graxos ômega 3, 6 e 9, ele é capaz de prevenir os olhos secos. O problema comum em idosos, e causa sensação de ardência, coceira e sensibilidade à luz.

* alho e cebola – fontes de cálcio, fósforo e vitaminas B e C, possuem ação antimicrobiana e antiviral. Agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e prevenindo contra o glaucoma, que a pressão intraocular.

* peixes (sardinha, bacalhau, salmão e atum) – fontes de ácidos graxos ômega 3 e das vitaminas A, B, D e E. Estimulantes da boa circulação sanguínea, levam oxigênio para as estruturas oculares, especialmente a retina.

* papaia – rico em vitamina C. Um estudo realizado pela National Institutes of Health, mostrou que a vitamina C, somada a E e ao zinco, é capaz de parar a evolução da degeneração ocular.

* frutas, legumes e verduras de pigmentação amarela e verde – fontes de carotenóides, substância que previne a deterioração da mácula, ponto responsável por nos permitir enxergar cores.

* frutas vermelhas e roxas – ricas em antioxidantes, que combatem os radicais livres e são fontes de vitamina C e de flavonóides. Previnem a perda de visão e a degeneração macular.