CHEGUEIRA

CHEGUEIRA

CHEGUEIRA

É caracterizada cegueira a perca parcial ou total da visão. Ela pode ter diversas causas, que podem ser diagnosticadas por um clínico geral ou o oftalmologista, um especialista que poderá escolher o tratamento de acordo com o diagnóstico. A cegueira pode ser reversível ou não, dependendo do que a causou.
Na cegueira parcial, o indivíduo pode enxergar apenas vultos (distinguindo o que é claro ou escuro) ou em alguns casos, só tem percepção e projeção de luz (identifica de onde vem essa claridade).

Causas


A cegueira pode ser congênita, causada por traumas oculares, ou adquirida ao longo dos anos e muitas decorrem de doenças oculares que, ou não foram tratadas, ou não foram prevenidas. Em 75% dos casos, por exemplo, a cegueira pode ser reversível ou poderia ter sido prevenida. Isso mostra a importância de incluir exames oftalmológicos em sua rotina.
Entre as doenças que causam a cegueira, mas podem ser reversíveis, estão: catarata, que pode ser tratada com a cirurgia; opacidade da córnea, tratada por meio de cirurgia, transplante de córnea ou PTK (laser); descolamento da retina, mais tratado com laser (o tratamento deve ser urgente); enxaqueca, tratada com remédios.
Outros motivos fazem com que a cegueira seja irreversível pela idade, falta de tratamento e cuidados, como: degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética avançada, glaucoma avançado, neurite óptica, deficiência de vitamina A e ambliopia.
Não espere o caso se agravar, se você ou alguém conhecido notou diminuição na visão ou algum outro sintoma relacionado à vista, vá urgentemente à um oftalmologista. Doenças oculares, assim como todas as outras, devem ser tratadas assim que descobertas para melhores resultados. Seu oftalmologista poderá te auxiliar em tratamentos e fará o melhor para te ajudar a resolver esse problema.