DOENÇAS DA RETINA Home DOENÇAS DA RETINA

DOENÇAS DA RETINA Home DOENÇAS DA RETINA

DOENÇAS DA RETINA Home   DOENÇAS DA RETINA

A retina é uma parte do olho responsável pela formação das imagens. Sensível à luz, está localizada no interior do olho. Ela retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico.

“Assim como outras doenças oculares, os problemas que atingem a retina são silenciosos, e muitas vezes percebidos já em estágios avançados, dificultando o tratamento. Alterações na retina podem indicar risco de perda parcial ou total da visão, dependendo da região afetada. O exame mais completo é a retinografia e para casos específicos pode ser indicado o OCT”, explica o oftalmologista Guilherme Kiill Junior, do COHR – Centro Oftalmológico Humanizado de Referência.

O tratamento para as doenças da retina são variados, e devem ser escolhidos após o diagnóstico. Os males mais comuns são:

* Retinopatia Diabética – apontada como a principal causa de cegueira em pacientes entre 20 e 74 anos, é o resultado dos efeitos do diabetes nos vasos sanguíneos da retina. Ela se divide em dois estágios: não proliferativo e proliferativo. O tratamento envolve fotocoagulação com laser, cirurgia e vitrectomia e anti-angiogênicos.

* Descolamento de Retina – a sensação de ver pontos flutuantes, ou uma sombra na frente do olho, são sinais do problema. São fatores de risco: ser míope, ter mais de 50 anos e histórico do problema na família. Na maioria dos casos, o tratamento requer cirurgia. Para os menos graves poder ser indicado o laser ou crioterapia (congelamento).

* Degeneração Macular Relacionada com a Idade – é uma das principais causas da cegueira total no mundo ocidental, em pessoas maiores de 50 anos. Quem tem pele clara com olhos azuis ou verdes, os fumantes e hipertensivos, fazem parte do grupo de risco. Ela pode ser seca ou exsudativa. O tratamento mais eficaz é com anti-angiogênicos.

Guilherme Kiill Junior
CRM 5075