Idosos são chamados para check-up ocular

Idosos são chamados para check-up ocular

Idosos são chamados para check-up ocular

O COHR – Centro Oftalmológico Humanizado de Referência começou o ano de 2016 focado na saúde ocular e qualidade de vida dos idosos. Por isso realiza, nos meses de janeiro e fevereiro, a campanha “Melhor Idade, Melhor Saúde”.

Todas as pessoas, maiores de 60 anos, estão convidadas a fazerem o seu check-up ocular personalizado. Para viabilizar os atendimentos, que serão aos sábados, o COHR estará reservando antecipadamente o horário, basta ligar e agendar.
É necessário levar um documento de identidade para realizar os exames, dentro da campanha.

Catarata


Um dos principais problemas que afeta a visão dos idosos é a catarata. “Ela atinge especialmente as pessoas maiores de 55 anos. A catarata acontece quando o cristalino, uma lente que todas as pessoas têm dentro dos olhos, começa a embaçar. O pior é que, se não removida, através de cirurgia, ela pode levar a cegueira. Não existe tratamento clínico, sendo necessária a cirurgia”, explica o oftalmologista do COHR, Guilherme Kiill Junior.

A técnica cirúrgica para remoção da catarata, utilizada pelo oftalmologista, é a facoemulsificação (Faco Infinity Alcon). Durante o procedimento cirúrgico é feita uma incisão de 1,4 mm no olho, o que faz com que o repouso seja dispensado, e a recuperação visual aconteça de forma mais rápida. A anestesia é tópica, devido ao uso do ultrassom. Não é necessário pontos e nem tampão e a cirurgia demora, em média, dez minutos cada olho.

“Quando existe indicação e consentimento do paciente, os dois olhos podem ser operados na mesmo ocasião. Inclusive, com essa técnica cirúrgica e com a precisão do exame de Biometria do Lenstar, o procedimento é indicado para a correção refrativa, deixando o paciente independente dos óculos”, destaca o oftalmologista, que ao longo da sua carreira já realizou mais de 200 mil cirurgias de catarata em todo o Brasil.
É importante destacar que a qualidade da visão, depois da cirurgia, está relacionada com a ausência de outras doenças oculares. Além disso, quanto antes a catarata for retirada, melhor será o resultado, pois o cristalino estará mais mole e facilitará o procedimento cirúrgico.

Um estudo publicado no periódico “Ophthalmology”, da Academia Americana de Oftalmologia, aponta que esse tipo de cirurgia estende a expectativa de vida dos que são afetados pela catarata. “Esse crescimento da expectativa de vida se dá devido à recuperação da visão, pois atividades simples e rotineiras como andar sozinho pelas ruas, ou até mesmo dentro de casa, que muitas vezes tiveram que ser deixadas de lado, devido à limitação visual, voltam a ser feitas sem qualquer dificuldade”, finaliza Guilherme Kiill Junior.

Serviço


A unidade do COHR de São José do Rio Preto fica na rua Paquetá, 2216.
Agende seu check-up pelo fone (17) 3305-8837.