LASERTERAPIA

LASERTERAPIA

LASERTERAPIA

A laserterapia é um avanço para as clínicas de oftalmologia e oferece a rapidez e objetividade que o paciente precisa. Esse método chama atenção por ser muito menos indolor que uma cirurgia e também pelo tempo de recuperação, que é muito menor e não necessita a internação.
São três tipos de laser usados em tratamentos de problemas como catarata, glaucoma, tumores oculares, doenças diabéticas. Os processos mais utilizados para esses problemas são a fotocoagulação, endolaser, micropulso e indireto.
Os lasers diodo verde 532nm, diodo amarelo 577nm e diodo vermelho 810nm são utilizados no tratamento, o laser ideal para cada paciente é escolhido pelo oftalmologista.

Fotocoagulação
Por diodo verde: indicado para retinopatia diabética e descolamento de retina. O laser queima o tecido, provocando a coagulação das proteínas. É a modalidade mais usada no mundo.
Por diodo amarelo: feito da mesma forma que o diodo verde.
Por diodo vermelho: feito da mesma forma que o diodo verde e amarelo, mas seu procedimento é muito doloroso.

Endolaser
Por diodo verde: usado durante a vitrectomia posterior (retirada do vítreo, gel transparente que cobre o olho); indicado para retinopatia diabética e descolamento da retina.
Por diodo amarelo: processo igual ao do diodo verde, mas sem auxílio de sonda.
Por diodo vermelho: processo igual ao do diodo amarelo.

Micropulso
Diodo amarelo e diodo vermelho: indicado para retinopatia diabética, edema de mácula e retinopatia serosa central. O laser estimula o tecido, provocando a redução do edema. O procedimento é indolor, seguro e sem complicações.

Indireto
Diodo amarelo: indicado para retinopatia diabética e descolamento de retina, queima o tecido provocando a coagulação das proteínas. O laser é acoplado ao oftalmoscópio indireto e o procedimento é pouco doloroso.
Diodo vermelho: indicado para retinopatia diabética, deslocamento da retina, glaucoma neovascular, tumores e auxiliar na retinopexia. O laser é acoplado ao oftalmoscópio indireto e queima o tecido provocando a coagulação das proteínas. O procedimento é muito doloroso e necessita de anestesia.
Os procedimentos a laser não devem ser feitos nos dois olhos de uma vez, os usos de colírios anestésicos são indicados na maioria dos casos. O paciente deve usar óculos escuros e evitar esforços físicos após o procedimento.