Dicas para manter a saúde dos olhos

Dicas para manter a saúde dos olhos

Dicas para manter a saúde dos olhos

A visão é essencial para se ter uma vida plena e realizar, de forma prática, as obrigações cotidianas da vida, mas isso depende da saúde dos olhos. No entanto, muitos de nós não seguem o caminho para manter a saúde ocular, e só acabam percebendo que precisam de tratamento quando a situação se torna grave!

Quer saber como prevenir problemas de saúde ocular? Veja nossas 5 dicas!

Visite o oftalmologista de forma regular

Mesmo que você não tenha sintomas aparentes, existem problemas, que, ao serem ignorados acabam piorando cada vez mais. O oftalmologista pode prevenir esse tipo de situação lhe indicando o exame oftalmológico completo, que irá detectar qualquer tipo de alteração na vista ou determinar que seus olhos estão saudáveis!

Mantenha-se saudável

O corpo funciona como um conjunto, ou seja, não adianta você cuidar dos olhos e esquecer de cuidar do restante do corpo. Uma alimentação rica em vegetais e ômega 3, dispensado o açúcar, pode ser muito benéfica. Manter o peso ideal também influencia na saúde de sua visão, a obesidade pode acarretar em uma diabetes, e aí surgem doenças que causam até a cegueira, como o glaucoma e a retinopatia diabética. Fumar é outra questão que pode trazer doenças oculares perigosas, como a Catarata.

Conheça o histórico ocular de sua família

Grande parte das doenças oculares são hereditárias, ou seja, passadas de pais para filhos. Saber do histórico ocular da família é uma das formas eficazes de diagnosticar essas doenças, e fazer exames específicos, por isso, pergunte sempre!

Proteja seus olhos

Expor os olhos ao sol excessivo ou a bactérias pode ocasionar em doenças ou alergias e infecções oculares. Opte por óculos de sol capazes de bloquear totalmente os raios UVB e UVA. Lave suas mãos e desinfete sempre suas lentes, isso pode prevenir infecções, uma vez que essas lentes terão contato direto com seus olhos!

Descanse sua vista

Atualmente temos passado muito tempo em frente às telas, sejam elas de televisão ou celular. Ficar muito tempo encarando páginas claras de um livro ou totalmente focado em algo sem sequer piscar, pode cansar a vista. Experimente ficar por, pelo menos, um minuto olhando para algo distante, isso vai ajudar a reduzir a irritabilidade, dor de cabeça e diminuir a redução de capacidade visual e a fadiga oc