Endoftalmite

Endoftalmite

Endoftalmite

A endoftalmite é uma rara infecção que pode tomar todo o tecido dos olhos, o que torna seu combate laborioso. A endoftalmite é muito temida, pois pode culminar na perda total da vista, por isso mesmo ela se trata de um problema que deve ser tratado quanto antes.

Sintomas

São diversos os sintomas, e dentre os mais graves estão dores intensas, vermelhidão, sensibilidade à luz, e, em casos extremos, a perda completa da visão e o edema da pálpebra.

Causas

O motivo dessa doença pode ser algum organismo que acaba entrando nos olhos através de uma cirurgia ou contusão no globo ocular. Em pouquíssimos casos também é causado por organismos que viajam pelos vasos sanguíneos, quando é feito algum procedimento, como cirurgias ou até em casos de pneumonia. Bactérias, fungos e até parasitas podem causar essa infecção.

Tratamento

Até as horas são importantes no tratamento da endoftalmite, pois da doença é uma emergência e seu diagnóstico precoce é imprescindível para que não ocorra a perda total da visão. O uso de antibióticos par o combate da infecção é umas das primeiras escolhas. Mesmo assim, é capaz do tratamento não ter o suficiente e necessitar de uma injeção intra vítrea de antibióticos, para que assim, os organismos causadores da infecção sejam combatidos de forma mais eficaz.