Moscas Volantes

Moscas Volantes

Moscas Volantes

Moscas volantes são pequenos restos celulares ou coágulos gelatinosos que surgem devido ao descolamento do vítreo, causando a impressão de que há pequenas sombras em formatos circulares ou de teias que flutuam em frente aos olhos. No entanto, esses grumos estão flutuando dentro do vítreo, em frente a retina.

Esse problema ocular inicialmente não é sério, mas pode causar muito desconforto devido as manchas que afetam a visão. Mover o globo ocular pode afastá-las da área visível e com o tempo as manchas podem se tornar quase transparentes.

O que pode ser perigoso neste caso é o rasgamento da retina, por isso é preciso recorrer rapidamente ao oftalmologista assim que notar as manchas. As visitas ao especialista devem ser frequentes, pois ele poderá conter problemas decorrentes do descolamento do vítreo.

Causas

O descolamento do vítreo e aparecimento das moscas volantes tem maior incidência durante o envelhecimento, em pessoas míopes ou após cirurgias de catarata ou a laser.

Tratamento

Não há tratamento para as moscas volantes pouco visíveis, já que elas podem clarear com o tempo e, em alguns casos, até desaparecer. Em casos nos quais as manchas sejam densas e escuras, o oftalmologista poderá indicar a vitrectomia via pars plana (cirurgia para a retirada do vítreo e substituição por solução salina [BSS]).