Nistagmo, o que é?

Nistagmo, o que é?

Nistagmo, o que é?

O nistagmo, ou “olhos dançantes”, ocorre quando os olhos adquirem movimentos involuntários sejam eles horizontais, verticais ou rotativos, para dentro ou para fora. Este problema faz com que a visão seja afetada e reduzida, já que a focalização de imagens se torna difícil, principalmente para pontos distantes.

O nistagmo pode ocorrer em apenas um olho ou em ambos. Os movimentos que não podem ser controlados se tornam péssimos para a visão e também para a auto estima de quem possui a doença.
Existe mais de um tipo de nistagmo, eles se apresentam de diversas formas, o nistagmo manifesto, que acontece em qualquer momento; o nistagmo latente ocorre apenas quando um olho é tapado; o nistagmo manifesto-latente ocorre quando os olhos estão abertos e piora quando um deles é ocluído; nistagmo congênito é aquele que surge no nascimento.

Causas

Quando se trata do nistagmo congênito, ele surge devido a doenças oculares congênitas.
O nistagmo adquirido surge a partir do uso de drogas ou medicamentos pesados. O abuso de álcool e o excesso de sedativos são alguns dos exemplos.

Labirintites, albinismo, distúrbios no ouvido interno, acidente vascular cerebral, ferimento na cabeça por acidente em automóveis, falta de vitamina B12 ou tiamina ou doenças do cérebro, como tumores ou esclerose múltipla também podem afetar áreas que movimentam os olhos, causando os “olhos dançantes”.

Tratamento

Muitas vezes em casos congênitos, o nistagmo não tem cura, mas seu tratamento pode aliviar muito o movimento dos olhos. Para o nistagmo adquirido, é necessário descobrir, por meio de exames, o que originou a doença.

Marque uma consulta no oftalmologista e ele indicará os exames e, em casos graves, a cirurgia para que o paciente tenha. Como em todos os casos de problemas oculares, quanto mais cedo o diagnóstico, mais fácil tratá-los.