Toxoplasmose: causas, diagnostico e tratamento

Toxoplasmose: causas, diagnostico e tratamento

Toxoplasmose: causas, diagnostico e tratamento

Toxoplasmose é uma grave doença infecciosa que pode levar a cegueira, convulsões e até a morte. A doença pode ser adquirida por meio do consumo da carne de animais contaminados, alimentos crus e mal higienizados e água contaminada, contendo fezes de gatos.

A doença também pode ser transmitida ao bebe, caso a gestante esteja infectada, o que é chamada de toxoplasmose congênita, que pode levar a má formação, parto prematuro e até a morte do bebe. Ao nascer o bebê pode apresentar pneumonia, surdez, e sérios problemas oculares, como: icterícia intensa, que amarela a pele dos olhos, estrabismo, e inflamação nos olhos, característica da toxoplasmose ocular.

A toxoplasmose ocular ocorre quando a doença chega à retina e causa uma infecção que, se não diagnosticada e tratada a tempo, pode levar à cegueira.

Sintomas

Pressão intraocular, dor no olho, diminuição da visão e surgimento de moscas volantes.

Diagnóstico e tratamento

Por meio de um simples exame de fundo de olho é possível detectar a doença devido às lesões aparentes. Logo o seu oftalmologista deverá pedir um exame de sangue para depois iniciar o tratamento à base de antibióticos e anti-inflamatórios.
A toxoplasmose deve ser diagnosticada quanto antes, pois, embora tenha cura, a visão perdida não pode ser recuperada.