Uso de colírios no pós-operatório

Uso de colírios no pós-operatório

Uso de colírios no pós-operatório

Os colírios podem auxiliar na recuperação dos olhos após uma cirurgia. O uso correto desse produto pode melhorar gradativamente a visão, seja qual for a indicação. Ao terminar o procedimento seja cirurgia comum ou a laser, o oftalmologista deve prescrever o uso de colírios para sua situação.

Os tipos de colírios mais indicados no pós-operatórios são os anti-inflamatórios e antibióticos.

Colírios anti-inflamatórios: usados no combate a dor e inflamações que possam ocorrer após uma cirurgia, mas também em tratamento de doenças como ceratite ou conjuntivite viral e crônica.

Colírios antibióticos: compostos por substâncias antibióticas, previnem inflamações ou infecções provocadas por bactérias.

Durante a cirurgia ou consulta oftalmológica são utilizados os colírios anestésicos, que aliviam a dor e o desconforto, diminuindo a sensibilidade dos olhos. No entanto, ter cautela para não coçar os olhos com força ou machucá-los sem perceber.

Casos comuns nos quais são indicados outros tipos de colírios:

Colírios lubrificantes: ajudam a manter a umidade nos olhos, são indicados para pessoas que convivem com temperaturas secas (locais com ventiladores e ar condicionado), passam muito olhando para computadores, locais com fumaça, pessoas com baixa lubrificação ocular ou que usam lentes de contato.

Colírios antialérgicos: em muitos casos provocam certa sonolência, combatem conjuntivite alérgica, irritações e coceiras nos olhos.

Colírios vasoconstritores: descongestionam e lubrificam os olhos, são indicados para casos de vermelhidão e irritação causada por fumaça, água de piscina ou do mar, lentes rígidas e outros.
Não deixe de seguir a orientação de seu oftalmologista, não misture vários tipos de colírios e siga o que ele receitar. O uso indevido dos colírios pode trazer problemas oculares futuros.

Saiba como usar os colírios de forma correta.
Saiba mais sobre os cuidados pré e pós-operatório.