Pterígio: saiba o que é, quais as causas e como tratar!

Pterígio: saiba o que é, quais as causas e como tratar!

Pterígio: saiba o que é, quais as causas e como tratar!

Popularmente conhecido como carne crescida, o pterígio é um espessamento vascularizado da conjuntiva (membrana transparente que recobre toda a região branca do olho) de forma triangular que se estende do ângulo interno (nasal) e ou externo (temporal) do olho em direção à córnea.

Não é uma doença ocular infecciosa, mas pode afetar a visão caso se estenda na região central da córnea.

Quais são os principais sintomas do problema ocular?

Os sintomas mais comuns em pessoas com pterígio são vermelhidão nos olhos, fotofobia, irritação, sensação de corpo estranho.

Quais são as causas da carne crescida?

O surgimento no pterígio pode estar relacionado à síndrome do olho seco, exposição continua do olho à poeira e vento, exposição continua à luz solar.

Como prevenir o problema?

O uso de óculos solares com proteção, aliado a visitas frequentes ao oftalmologista são algumas formas de tratar o pterigio.

Quais são as opções de tratamento para o pterígio?

Medicamento:

O oftalmologista pode recomendar a lubrificação ocular para diminuir a sensação de irritação nos olhos e proteger contra o sol, vento e poeira. Caso o olho esteja inflamado, pode ser utilizado também o colírio anti-inflamatório!

Cirurgia:

A cirurgia de pterígio ocorre por meio da raspagem do tecido que se forma sobre a esclera (parte branca do olho), podendo avançar e crescer sobre a córnea.

Existem diversas técnicas utilizadas para eliminar o tecido que prejudica a visão, mas em todos os casos é utilizada a anestesia local e não é necessária a internação do paciente. É feita a raspagem do pterígio e após isso o médico faz o transplante de conjuntiva, um pedaço de outra parte conjuntiva do olho é colocada sobre o local após a raspagem.

O outro procedimento é o transplante de membrana amniótica, quando sobre o local da raspagem é colocado um tecido retirado da placenta e processada em um laboratório próprio.

Atualmente, os procedimentos mais utilizados são esses no qual são inseridos ou a conjuntiva ou a membrana amniótica, pois neles, as chances de o pterígio reaparecer são menores. Nesses casos de enxerto, são necessários pontos para fixar o tecido ou uma cola biológica, no caso da cirurgia sem ponto.

É necessário seguir imprescindivelmente as orientações de seu oftalmologista para que seu pós-operatório seja tranquilo.

Se você percebeu algum sintoma citado aqui ou percebeu alguma alteração no seu globo ocular, agende uma consulta e visite o seu oftalmologista!