Vias Lacrimais

As vias lacrimais têm o papel de preservar os canais pelos quais as lagrimas transitam para fornecer as substâncias necessárias para a defesa dos olhos e serem conduzidas ao nariz.

O que são as vias lacrimais?

As vias lacrimais são estruturas compostas pelo ponto lacrimal superior e inferior, além do canalíco lacrimal superior e inferior e saco lacrimal. Ou seja, nada mais é que o trajeto que a lagrima faz ao sair do olho até chegar ao nariz.

A obstrução das vias lacrimais é uma doença bastante comum e ocorre devido à má formação – em recém-nascidos é percebida nos primeiros meses – ou infecções – mais comum em pessoas adultas.

Quais os sintomas mais comuns do problema?

Os principais sintomas são o lacrimejamento constante, determinando uma sensação de ‘olho molhado’ (causando a sensação de visão borrada), secreção leve e crônica devido ao refluxo de material mucoso ou mucopurulento do ponto lacrimal, e também infecções recorrentes da via lacrimal (dacriocistites).

O problema, inclusive, impede uma apropriada adaptação das lentes de contato ao portador.

Quais os tipos de cirurgias para obstrução de vias lacrimais?

sondagem com silicone é indicada nos casos de obstrução do ducto nasolacrimal.

A dacriocistorrinostomia é o procedimento cirúrgico indicado nos casos de dacriocistite crônica, ou seja, quando a inflamação do saco lacrimal provoca dor, hiperemia, inchaço na região medial da pálpebra inferior, lacrimejamento constante e secreção recorrente, inviabilizando o uso de lentes de contato.

O objetivo da cirurgia é o de produzir um escape de drenagem do fluxo lacrimal.

Quais as indicações para a cirurgia de vias lacrimais?

O procedimento não é indicado para pacientes com dacriocistite aguda, que podem ser clinicamente tratados com antibióticos tópicos e sistêmicos.