Tracoma: uma doença ocular que leva à cegueira, mas pode ser prevenida

Tracoma: uma doença ocular que leva à cegueira, mas pode ser prevenida

Tracoma: uma doença ocular que leva à cegueira, mas pode ser prevenida

O tracoma é uma doença infecciosa que acomete os olhos e é transmitida pela bactéria Chlamydia trachomatis, por meio do contato com roupas ou o toque de uma pessoa infectada.

A doença resulta em cicatrizes na pálpebra e também em cílios voltados para dentro (triquíase) e reviramento da borda interna da pálpebra virada para o globo ocular (entrópio), o que danifica a córnea. Embora possa levar à cegueira, o tracoma pode ser tratado e até prevenido.

Saiba tudo o que é necessário para se proteger contra essa doença a seguir!

Quais são os sintomas do Tracoma?

Inicialmente os sintomas que um portador de tracoma encontra são uma leve coceira seguida de irritação nos olhos e pálpebras. A doença, caso não tratada já nos primeiros sintomas, pode progredir e se agravar, chegando a causar dores nos olhos, visão turva, secreção, vermelhidão, muco e pus.

Nos casos mais graves se adquiri a sensibilidade a luz e também a cegueira.

Quais os fatores de riscos para adquirir o tracoma?

Qualquer pessoa está sujeita a contrair o tracoma, independente de idade ou gênero, entretanto crianças e idosos, cujo sistema imunológico é mais frágil, tem mais facilidade em adquirir a doença.

O contato com locais com saneamento básico precário, ambiente sujo, com fezes, poeira excrementos ou moscas, são propícios a causar o desenvolvimento do tracoma. Além disso, como explicado acima, a doença pode ser facilmente transmitida pelo toque ou contato com algum contaminado, e a doença comumente afeta os dois olhos.

Como prevenir o tracoma?

Assim como o desenvolvimento do tracoma está diretamente ligado à higiene, sua prevenção também está. Para evitar contrair a doença, siga alguns passos:

  • Não compartilhe objetos de uso pessoais. Maquiagem, toalhas, lentes de contato, lenços são alguns dos exemplos.
  • Mantenha seu ambiente limpo, livre de poeira e sujeiras.
  • Crie o hábito de lavar sempre as mãos e o rosto.
  • Para crianças, essas dicas devem ser redobradas!

Qual o tratamento para o tracoma?

A OMS, em conjunto a outros órgãos, estabeleceu uma estratégia denominada SAFE para o tratamento do tracoma, sendo essa estratégia a seguinte:

  • Administração de antibióticos aos pacientes diagnosticados com a doença e toda a sua família. Isto no estágio inicial da doença, nos quais são indicados a azitromicina, tetraciclina ou doxiciclina. Também podem ser utilizadas pomadas com tetracilina.

 

O método SAFE pode ser utilizado também em comunidades inteiras, como um bairro, uma igreja, etc. E junto a isso, é sugerido a melhora do ambiente para que os fatores de riscos para o retorno da doença sejam extinguidos.

Em alguns casos é sugerida a cirurgia, que fornece o alívio do entrópio e triquíase e mantém o fechamento palpebral normal.

Gostou do conteúdo? O COHR cuida de você e da sua saúde ocular. Está com algum sintoma diferente ou faz tempo que não vai ao oftalmologista? Entre em contato com a unidade do COHR mais próxima de você: (17) 98191-0085 Rio Preto | (17) 98191-0083 Mirassol | (17) 98191-0082 Olímpia.