ABRIL MARROM: Conheça as doenças oculares que mais levam à cegueira e saiba como tratá-las.

ABRIL MARROM: Conheça as doenças oculares que mais levam à cegueira e saiba como tratá-las.

ABRIL MARROM: Conheça as doenças oculares que mais levam à cegueira e saiba como tratá-las.

Estamos no mês de abril, um mês dedicado à conscientização sobre doenças que podem levar à cegueira. A intenção das instituições de oftalmologia que apoiam o “Abril Marrom”, como o COHR Oftalmologi,a é fazer com que a sociedade perceba hábitos que podem prejudicar a sua saúde ocular e recorrer a um especialista e se prevenir contra qualquer doença ocular.

No decorrer da vida é comum que nos deparemos com problemas oculares. A maioria, mesmo os congênitos, poderiam ser prevenidos ou têm tratamento, mesmo que não haja cura. Muitas pessoas deixam tais problemas progredirem.

Listamos 4 doenças que podem ser tratadas ou prevenidas antes de levar à cegueira:

#01 Glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular que ocorre devido ao aumento da pressão intraocular. Esse problema causa lesões no nervo ótico e, caso não tratado a tempo, pode levar à cegueira.

O glaucoma de ângulo aberto não apresenta sintomas, ao invés disso, ele vai causando a perda da visão de forma gradativa. Já o glaucoma de ângulo fechado, um tipo mais raro da doença, causa fortes dores oculares, além de náuseas e distúrbios súbitos de visão.

O diagnóstico só pode ser feito pelo especialista, que irá indicar um tratamento que vai desde colírio até alguma cirurgia (trabeculoplastia ou trabeculectomia).

O COHR possui profissionais capacitados para o diagnóstico e tratamento do Glaucoma, entre em contato conosco para agendar sua consulta.

#02 Cegueira Infantil

Presente mais comumente em países em desenvolvimento, a Cegueira Infantil ocorre principalmente por doenças que podem ser evitadas, como rubéola, deficiência de vitamina A e toxoplasmose (que podem ser prevenidas) ou catarata, glaucoma e retinopatia da prematuridade (que podem ser tratadas).

As doenças oculares congênitas como catarata, glaucoma e retinopatia da prematuridade podem ser identificadas no teste do olhinho, que é obrigatório no Brasil.

Outras formas de prevenir a cegueira infantil é observar qualquer sinal de fotofobia (olho lacrimejando, vermelhidão e cores acinzentadas e opacas).

Também é indicado visitar o oftalmologista para exames de rotina com certa frequência para que ele seja capaz de detectar algum problema.

A prevenção dos pais também pode evitar o problema em crianças, o ideal é que ambos tomem a injeção de rubéola antes da gestação e relatem qualquer tipo de problema aos seus médicos e façam o acompanhamento pré-natal.

#03 Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética é uma doença ocular causada quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina. Esse problema apresenta como sintomas iniciais as moscas volantes, borrões e dificuldade em distinguir cores.

A doença não tem cura, mas tem tratamento. Após o diagnóstico do oftalmologista, ele poderá indicar o controle da diabetes em casos mais simples, já os casos mais graves podem precisar de tratamento a laser ou a cirurgia.

Uma das formas de prevenir esse problema é se alimentar bem, praticar exercícios e evitar a diabetes!

Bônus: uma ótima forma de prevenir e diagnosticar problemas oculares ainda é a visita de rotina ao seu oftalmologista. O ideal para uma pessoa que não apresenta sintomas incomuns é ir ao oftalmologista ao menos 2 vezes no ano.

Caso você esteja notando algum sintoma diferente, visite o especialista imediatamente.

Participe do #AbrilMarrom e compartilhe esse artigo com os seus amigos e conhecidos. Basta copiar o link ali em cima e colar nas suas redes sociais!

Agende sua consulta com quem cuida de você e da sua família, tem sempre um COHR pertinho de você!