Colesterol alto pode afetar sua saúde ocular: saiba como identificar

Colesterol alto pode afetar sua saúde ocular: saiba como identificar

Colesterol alto pode afetar sua saúde ocular: saiba como identificar

O colesterol é uma gordura que faz parte das estruturas das membranas celulares de todos os mamíferos. É um composto de muita importância para as células e também para a formação de ácidos biliares (auxiliam na digestão de gorduras) e vitamina D. O problema da substância para a saúde, inclusive dos olhos, está no excesso.

O colesterol alto é prejudicial e pode causar infarto e AVC, além de problemas oculares. Inclusive, essa informação reforça a importância dos check-ups oftalmológicos durante o ano, pois um dos profissionais que pode diagnosticar o problema é o oftalmologista.

Hoje trouxemos esse artigo para te informar sobre como o problema afeta a visão e pode ser descoberto a ponto de evitar problemas mais graves!

O que é o colesterol alto?

O problema consiste em uma gordura esbranquiçada que circula pela corrente sanguínea. Em excesso, o colesterol se instala nos tecidos causando diversos problemas de saúde. A doença é silenciosa progride sem mostrar grandes sintomas.

Como o problema afeta a saúde ocular?

Por serem bastante vascularizados, repletos de artérias e veias, os olhos tendem a ser afetados pelo colesterol acumulado no sangue. Esse problema leva à falta de irrigação sanguínea e pode levar a sangramentos oculares, tromboses e obstruções.

Em outros casos pode haver o processo de acumulo de cristais de colesterol humor vítreo, acarretando o problema chamado Sínquise Cintilante, que é assintomático. As moscas volantes são outros indicativos de colesterol alto.

O acumulo da gordura nos vasos sanguíneos oculares pode levar inclusive à cegueira.

E você já ouviu falar de xantelasmo? Caracteriza o surgimento de placas amareladas que surgem na região da pálpebra, elas não apresentam riscos à visão.

Como o problema pode ser identificado por oftalmologistas?

Alguns sintomas como as placas amarelas visíveis na pálpebra e Halo Cerático (condição na qual o colesterol forma um círculo brilhante em tom branco azulado na córnea) são alterações visíveis. O exame de fundo de olho, capaz de mostrar o vítreo, pode perceber a Sínquise Cintilante também indica o problema.

Os exames oftalmológicos são muito eficazes na detecção do acumulo de gordura que leva também a problemas cardiovasculares. O oftalmologista então pode encaminhar o paciente ao cardiologista ou clínico geral.

O que fazer para prevenir o colesterol ruim?

Adote uma vida mais saudável. Comece pela alimentação rica em frutas e legumes frescos e fibras e evite alimentos com muita gordura saturada, trans e de colesterol. Não se esqueça de inserir em sua rotina exercícios físicos!

Faça sempre visitas ao clínico geral e oftalmologista para identificar qualquer alteração!