Cuidando dos Seus Olhos: Retinopatia Diabética

Cuidando dos Seus Olhos: Retinopatia Diabética

Cuidando dos Seus Olhos: Retinopatia Diabética

Um material anormal é depositado nas paredes dos vasos sanguíneos da retina, que é a região conhecida como “fundo do olho”, causando estreitamento dos vasos sanguíneos, além de enfraquecimento das suas paredes – o que ocasiona deformidades conhecidas como micro-aneurismas.  Estes micro-aneurismas frequentemente se rompem, causando hemorragias e infiltração de gordura na retina.

Existem duas formas de retinopatia diabética: exsudativa e proliferativa. Em ambos os casos, a retinopatia pode levar a uma perda parcial  ou total da visão.
Retinopatia Diabética Exsudativa: ocorre quando as hemorragias e as gorduras afetam a mácula, que é a área mais nobre da retina.
Retinopatia Diabética Proliferativa: surge quando a doença dos vasos sanguíneos da retina progride, o que ocasiona a proliferação de novos vasos anormais que são chamados “neovasos”.  Eles são extremamente frágeis e também podem sangrar, causando graus variados de destruição da retina e dificuldades de visão. A proliferação dos neovasos também pode causar cegueira em consequência de um descolamento de retina.

O diabetes melittus é o fator desencadeante desta doença, na qual o corpo humano não pode fazer uso adequado de alimentos, especialmente os açúcares. O problema específico é uma quantidade deficiente do hormônio insulina nos diabéticos.
Os diabéticos apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior que os não diabéticos. A Retinopatia Diabética atinge mais de 75% das pessoas que tem diabetes há mais de 20 anos.

O controle cuidadoso do diabetes com uma dieta adequada, exercícios físicos, uso de comprimidos hipoglicemiantes, insulina ou com uma combinação destes tratamentos prescritos pelo No entanto, quando a doença já está instalada, o médico oftalmologista poderá realizar um procedimento chamado fotocoagulação por raios laser, no qual pequenas áreas da retina doente são cauterizadas com a luz de um raio laser na tentativa de prevenir o processo de hemorragia. Quanto mais precoce a realização deste tratamento melhores são os resultados. Por isso é extremamente importante a consulta periódica ao oftalmologista para que o exame do fundo de olho seja realizado adequadamente e medidas protetoras e de contenção da progressão do quadro possam ser tomadas.

Recomenda-se aos diabéticos, independentemente da presença ou não de sintomas oculares, avaliação anual do fundo de olho como melhor método de prevenção à cegueira.