Estudo mostra eficiência da musicoterapia em processos cirúrgicos oftalmológicos

Estudo mostra eficiência da musicoterapia em processos cirúrgicos oftalmológicos

Estudo mostra eficiência da musicoterapia em processos cirúrgicos oftalmológicos

A técnica denominada musicoterapia, é a utilização criteriosa do som, ritmo, nuances das sonoridades, das harmonias e das melodias para estimular a redução do estresse e induzir a um estado de maior relaxamento, abrindo os canais de comunicação, promovendo mudanças positivas físicas, mentais e cognitivas. Com tantos benefícios apontados, ela começou a ganhar espaço na preparação de processos cirúrgicos, inclusive os oftalmológicos. A musicoterapeuta acompanha o paciente durante todas as fases do processo cirúrgico, do pré ao pós-operatório.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Olhos do Leste de Minas, que introduziu a musicoterapia no tratamento dos pacientes cirúrgicos, acompanhou 95 pacientes com indicação cirúrgica (60 catarata, 20 de excimer laser e 15 de pterígio).

Para constatar os resultados do estudo, foram utilizadas escalas de frequência cardíaca e pressão arterial nas seguintes ocasiões: antes e após o atendimento musicoterápico, durante o procedimento de anestesia, cirurgia e posteriormente ao processo cirúrgico.

Verificou-se que, em média, os pacientes reduziam dois graus de mercúrio na pressão arterial e a frequência cardíaca variava entre 65 a 70 batimentos por minuto, sendo assim confirmada a efetividade da música para estabelecer relaxamento corporal e facilitar a expressividade emocional, reduzindo as tensões e traços de ansiedade e/ou angustia.

Com isso, a pesquisa indicou que a musicoterapia pode ser usada como ferramenta auxiliar das cirurgias oftalmológicas, proporcionando melhoria no estado físico e mental dos pacientes, possibilitando ao cirurgião a execução de uma cirurgia mais confortável. O resultado pode ser visto tanto na fase de recuperação, como nos resultados cirúrgicos.