Importância do Exame Oftalmológico na Infância

Importância do Exame Oftalmológico na Infância

Importância do Exame Oftalmológico na Infância

A visão é o mais importante órgão sensorial para o desenvolvimento global da criança, visto que 80% das informações que chegam ao cérebro é através da visão. Um atraso no diagnóstico e no encaminhamento precoce ocasiona danos importantes no desenvolvimento visual e global da criança. Por isso, é fundamental a realização do TESTE DO REFLEXO VERMELHO em todas as crianças.

O que é teste do reflexo vermelho ou teste do olhinho?
É o mais importante teste de triagem visual, tendo como objetivo identificar alterações na transparência das estruturas oculares tais com córnea, cristalino, vítreo e problemas na retina. Ele leva esse nome porque o oftalmologista ou pediatra, com o auxílio de um instrumento chamado oftalmoscópio, observa o reflexo da retina situada no fundo do olho. Quando não existe nenhuma alteração na transparência dos meios ópticos, esse reflexo é vermelho e portanto o exame é considerado normal. É capaz de identificar as principais causas de cegueira na infância. O exame é realizado de rotina em todo recém-nascido quando da alta da maternidade e deve ser repetido nas consultas pediátrica e/ou oftalmológica, visto que algumas doenças podem não estar presentes nos primeiros 30 dias de vida e vir a se manifestar posteriormente.

As doenças que são mais facilmente identificadas pelo teste do olhinho são Catarata Congênita (causa importante de cegueira infantil) e o Retinoblastoma (tumor intraocular mais frequente na infância). Outras doenças são  a Retinopatia da Prematuridade, Glaucoma Congênito, Persistência do Vítreo Primário Hiperplásico, Doença de Coats, Toxoplasmose, Toxocaríase, Hemorragia Vítrea, Coloboma e Altas Ametropias.

Com relação ao acompanhamento oftalmológico da criança, A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) sugere que o primeiro exame deve ser realizado pelo Pediatra, antes da alta da maternidade (Teste do olhinho). Após, um exame oftalmológico completo deverá ser realizado pelo Oftalmologista a cada 6 meses durante os dois primeiros anos de vida. Nas crianças normais, um exame anual completo deverá ser realizado até o completo desenvolvimento da visão, isto é, até os 10 anos de idade.

O bebe já nasce enxergando?
Não, ele apenas percebe luz e vultos, os quais não sabe interpretar. Com o passar dos meses, se estiver tudo em ordem com os seus olhos, irá desenvolver progressivamente a visão.

Quais situações que podem indicar necessidade de uso de óculos?
Reclamar de dor de cabeça e/ou lacrimejamento durante ou após esforço visual (na escola, TV, leitura); apertar ou arregalar os olhos para ver melhor; aproximar-se da TV ou do livro para ler; crianca que evita brincadeiras ao ar livre; apresenta desinteresse na leitura; olhos vermelhos após leitura e mudanças no comportamento podem indicar necessidade de uso de óculos.
Como posso limpar os olhos do bebe?
Deve-se utilizar gaze ou pano limpo, molhado em água filtrada e fervida. Fazer movimentos delicados sem apertar os olhos.

Leite materno pode curar conjuntivite?
Não, se acontecer nos olhos do bebe, o recomendável é levar ao oftalmologista que receitará colírios específicos para o problema. Algumas conjuntivites são perigosas e, se não tratadas corretamente, podem levar a cegueira.

Dr Diogo Garcia Neto
Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Especialista em Glaucoma Pela Universidade de São Paulo
Membro da Sociedade Brasileira de Glaucoma