O que é o Buraco Macular?

O que é o Buraco Macular?

O que é o Buraco Macular?

O que é o Buraco Macular?

O Buraco macular é uma doença que atinge a macula, que fica situada no centro da retina, sua principal característica é formar um buraco crescente que ao longo do tempo diminui a visão do paciente. O resultado é a perda da visão é central e não periférica, porque a doença atinge o centro da retina.

Causas do Buraco de mácula

Não existe uma definição exata do que causa o buraco de macula, a doença pode estar ligada a diversos fatores e pode surgir sem um fator principal, algumas causas relacionada pode ser traumas oculares, processos inflamatórios e o próprio envelhecimento do olho, isso porque o vítreo que é o liquido que preenche o olho tem a finalidade de exercer forças tracionais dentro do olho e assim proteger a retina, mantendo o tecido junto ao globo ocular. Com a o passar dos anos o vítreo torna-se menos espesso e pode ocasionar maior mobilidade intraocular, que por sua vez proporciona trações na região da mácula que propicia o surgimento da doença, entre uma de suas características é o surgimento em maior quantidade em pacientes acima de 60 anos de idade.

Quais o sintomas?

O principal sintoma é a redução da acuidade visual central, no inicio da doença a pessoa muitas vezes não percebe a piora na visão, porque o outro olho compensa a falta de acuidade do olho com buraco macular, desta forma acaba atrasando o diagnostico e não favorecendo o tratamento no inicio do surgimento da doença, depois os dois olhos podem ser atingidos e os sintomas ficam mais evidentes, como dificuldade para leitura, dificuldade para enxergar o rosto das pessoas, ver televisão e outras atividades fica mais complicado.

Como é feito o diagnostico do buraco Macular?

Os exames iniciais que podem ajudar no diagnostico são a angiográfica com fluoresceína ajuda no diagnostico. Porém é o exame com OCT que permite visualizar com maior detalhe como esta o buraco macular, esse exame é essencial para determinar se o buraco é parcial ou total, classificando-o em níveis se mais ou menos avançado. O exame de OCT permite uma visão tridimensional e bidimensional do olho, que possibilita o especialista em retina ter uma visão de como esta o buraco macular, isso porque estamos falando de uma estrutura microscópica e por isso é necessário alta tecnologia para seu diagnostico e tratamento.

Como é o tratamento do Buraco Macular?

O Tratamento geralmente é realizado com a cirurgia de Vitrectomia, que consiste na aplicação de um gás dentro do olho, que visa aliviar a pressão tracional,que estão sendo exercidas sobre o buraco macular, para permitir a cicatrização do buraco macular.

Com o passar do tempo o gás será absorvido naturalmente pelo próprio organismo e substituído por um liquido produzido pelo próprio olho. No pós operatório o paciente deve seguir fielmente as recomendações do seu médico para ter uma recuperação adequada.

Marque sua consulta em nossa clinica para ter acompanhamento especializado.