SAÚDE OCULAR INFANTIL

SAÚDE OCULAR INFANTIL

SAÚDE OCULAR INFANTIL

Os Hábitos Preventivos são extremamente importantes em todos os aspectos infantis, e juntamente com o objetivo da campanha do COHR “ Cuidado com a visão na volta as aulas”, gostaria de compartilhar algumas orientações para que participem dessa prevenção bem de pertinho ao desenvolvimento dessa criança.

Antes de iniciarmos, você precisa saber o que é Prevenção!

Prevenção é antecipar as consequências, é fazer algo para impedir que aconteça o inesperado, no caso da visão, realizar exames que detectam anomalias e que descobertas á tempo podem ser tratadas, mas, quando não detectadas ou tardiamente não terá um resultado desejado.

Mas vamos saber um pouquinho como prevenir e ajudar nossas crianças a estarem bem e saudáveis como um todo, pois sabemos que saúde é a situação de perfeito bem estar físico, mental e social.

Desde que nasce, enquanto cresce e se desenvolve, a criança precisa sentir-se querida, ouvida, procurada, abraçada, elogiada, ajudada, para crescer emocionalmente equilibrada e desenvolver na vida adulta todo o seu potencial humano. E o mais importante numa relação entre pais e filhos é o amor, demonstrado por gestos, dedicação e não somente de palavras, e com isso ela espontaneamente retribuirá.

Os pais são responsáveis por seus filhos e principalmente pelo desenvolvimento saudável deles, tem a função de orientar e ajudar em suas escolhas, mas não pensem que com isso devem conduzi-los á serem repetições do que são ou foram, é ensinar a construir sua própria identidade, com seus limites, inclinações e imperfeições.

As manifestações de irritação, rebeldia, não tolerância, faz parte do ser individual em construção, pois estamos falando de um ser humano com suas limitações, reações espontâneas, transformações, descobertas, mas, bem conduzidas e trabalhadas saberão muito bem o que fazer para o bem estar delas.

Além de amor, atenção, o contato com a natureza, com os animais, estimular os sentidos das crianças ao “mundo real”, isto é, as coisas simples, como um andar descalço na terra, brincar com o cachorrinho, pular de amarelinha, brincar de bola, subir na árvore, enfim, deixar a criança em contato com ela mesma, deixa-la descobrir sozinha o que tem fora da “bolha”, deixa-la descobrir e aguçar seus sentidos.

Pai, mãe, estejam atentos e por perto, sejam sábios e amigos, tenham Deus e seus anjos, mas deixem suas crianças descobrirem o que existe em cada detalhe que brilha aos seus olhos, pois são eles mesmos que construirão seu próprio caminho.

E fiquem em paz, o resto, dará tudo certo!