SEJA UM DOADOR DE SANGUE E SALVE VIDAS

SEJA UM DOADOR DE SANGUE E SALVE VIDAS

SEJA UM DOADOR DE SANGUE E SALVE VIDAS

Com a chegada do fim do ano, período de férias e muitas festas, as doações de sangue tendem a cair. Pensando em conscientizar a população, para que não deixem de doar nessa fase e incentivando novas pessoas a se tornarem doadoras, o COHR – Centro Oftalmológico Humanizado de Referência está realizando a campanha “Unidos em prol da vida – um doador de sangue salvou a minha vida”, que visa mobilizar e reunir jovens, empresas e comunidade com o objetivo de alertar sobre a importância de doar sangue regularmente, independente de termos um familiar ou amigo precisando de doação.

Participe você também mobilizando seus amigos, sua equipe e colegas de trabalho e sua comunidade para aderir à campanha, procurando o hemocentro mais próximo.

Cada bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas. O amor está no sangue e é preciso mostrá-lo ao mundo através de nossas atitudes. Deixe o próximo saber que você se importa com ele.

Lembre-se: sangue é vida, compartilhe sangue, compartilhe vida.

A campanha tem o apoio do Rotary, Rotaract, Interact e Hemocentro.

 

Pode ser doador de sangue:

-pessoas entre 16 anos completos (desde que acompanhado pelos pais ou responsável legal) e 67 anos, 11 meses e 29 dias.

– a pessoa dever pesar, no mínimo, 50 quilos.

– o doador não deve estar tomando medicamentos e nem ter sido vacinado nos últimos 30 dias.

– diferente do que muitos pensam, a pessoa não deve estar em jejum para fazer a doação. O indicado é fazer uma refeição leve, e não gordurosa, inclusive na véspera.

– não consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

– o candidato à doação deve estar, de modo geral, bem de saúde, declarando bem-estar geral.

– para doar é necessário apresentar documento oficial, com foto.

– homens podem doar a cada 60 dias (são permitidas quatro doações anuais); e mulheres doam a cada 90 das (podendo doar até três vezes por ano).