Tipos de conjuntivite

Tipos de conjuntivite

Tipos de conjuntivite

A conjuntivite infecciosa pode ser causada por vírus, bactérias fungos ou protozoários. A conjuntivite não-infecciosa é provocada por agentes externos irritantes que podem dar origem à conjuntivite alérgica, química ou traumática. “É oportuno esclarecer que somente o oftalmologista pode fazer o diagnóstico correto do tipo de conjuntivite de cada paciente antes de prescrever o tratamento adequado”, destaca o médico o oftalmologista Dr. Nicollas Rezende.

ALERTA I
Dr. Nicollas Rezende reforça as recomendações a respeito da automedicação. “Ao suspeitar de conjuntivite, o paciente não deve sair por aí, comprando remédios indicados por amigos. A indicação de qualquer remédio só pode ser feita por um oftalmologista. Alguns colírios são altamente contra-indicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro de inflamação”, alerta.

ALERTA II
De uma maneira geral, quem está acometido pela conjuntivite deve redobrar os cuidados com a higiene dos olhos e das mãos. Lavar bem os olhos e fazer compressas com água gelada – que deve ser filtrada e fervida – ou com soro fisiológico ajudam a aliviar os incômodos causados pela doença. Se o paciente acometido pela conjuntivite fizer uso de lentes de contato, “o mais sensato é suspender o uso e utilizar os óculos até que a inflamação seja curada”, recomenda Dr. Nicollas Rezende.

ALERTA III
Uma vez diagnosticada a provável causa da conjuntivite, o oftalmologista pode prescrever o tratamento adequado. Se esta tiver origem bacteriana, utiliza-se a antibioticoterapia, se a causa for virótica, emprega-se o tratamento para alívio dos sintomas, bem como hábitos especiais de higiene, ajudando desta forma, a controlar o contágio e a evolução da doença.

ALERTA IV

  • Para prevenir a transmissão da conjuntivite, enquanto estiver doente, são recomendadas as seguintes precauções:
  • Lave com freqüência o rosto e as mãos uma vez que estas são meios importantes para a transmissão de microorganismos;
  • Aumente a freqüência de troca de toalhas ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;
  • Não compartilhe toalhas de rosto;
  • Troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise;
  • Lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas e, ao usá-los não encoste o bico do frasco no olho;
  • Não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite, ou se estiver usando colírios ou pomadas;
  • Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza;
  • Evite coçar os olhos para diminuir a irritação;
  • Evite aglomerações ou freqüentar piscinas de academias ou clubes;
  • Evite a exposição a agentes irritantes (fumaça) e/ou alérgenos (pólen) que podem causar a conjuntivite.