Catarata: facectomia com implante de lente intraocular

Catarata: facectomia com implante de lente intraocular

Catarata: facectomia com implante de lente intraocular

A catarata é uma doença que afeta o cristalino do olho, o deixando opaco. Uma doença que pode ser hereditária, por mães diabéticas ou que adquiriram rubéola durante a gravidez, mas também pode atingir pessoas que tenha se exposto à luz solar durante muito tempo.

A facectomia com implante intraocular é uma cirurgia que pode curar a catarata, uma vez que o cristalino opaco é retirado e uma lente é colocada no local para o substituir. Não é necessária a internação para essa cirurgia, que é feita com anestesia local e dura por volta de vinte minutos.

Existem dois tipos de lentes que podem ser inseridas após a retirada do cristalino:

Rígidas, que para serem colocadas, precisam de maior abertura nos olhos (até 7mm), pode causar astigmatismo após a operação e tem a recuperação um pouco mais demorada.

Dobráveis, que não precisam de mais de 3mm de abertura, não causam astigmatismo e tem a recuperação mais rápida.

Pós-operatório

Normalmente o pós-operatório é bem simples, indicando o uso de colírios e anti-inflamatório por uma semana, evitar esforços físicos e não esfregar os olhos ou deixar que caia sabão. Talvez o médico dê mais alguma orientação, o que deve ser seguido para manter a saúde.

Ao algum sintoma suspeito, procure de imediato um oftalmologista, para que esse profissional tome as precauções necessárias.