O que esperar da Cirurgia Endoscópica?

O que esperar da Cirurgia Endoscópica?

O que esperar da Cirurgia Endoscópica?

A cirurgia endoscópica permite mais precisão para os oftalmologistas ao iniciarem algum procedimento de intervenção nos olhos. O endoscópio serve para alcançar estruturas nas quais em modos usuais não seria possível. A qualidade das imagens obtidas em uma cirurgia endoscópica é maior, dando acesso a regiões oculares escondidas ou de difícil acesso.

Embora ainda não seja a realidade de todas as clínicas oftalmológicas, a cirurgia endoscópica é um avanço e pode auxiliar em cirurgias a laser e na maior eficácia dos tratamentos oculares. Ao decidir fazer a cirurgia, atente-se, o profissional deve ter técnica e saber manusear bem os equipamentos além de ter conhecimento da estrutura ocular, para evitar danos aos tecidos dos olhos. A iluminação correta também é essencial para que não ocorra um efeito térmico na retina.

Quando recorrer à cirurgia endoscópica

Habitualmente, em casos de glaucoma neovascular, opacidade da córnea, hemorragia pós-vitrectomia, fixação secundaria da lente, e em um dos casos mais utilizados: desobstruir o saco lacrimal, no caso da dacriocistorrinostomia (feita pelo otorrinolaringologista, após ser indicado por um oftalmologista), onde o saco lacrimal é aberto e a mucosa e o osso que existem entre o saco lacrimal e nariz são removidos.

Operação

A cirurgia é feita com anestesia local, sua recuperação é rápida e não necessita internação. O paciente deve seguir as observações feitas pelo oftalmologista, pois cada caso requer cuidados característicos além do básico, que é não coçar os olhos e manter a higiene.

Esse e outros cuidados pré e pós-operatório você encontra clicando: CUIDADOS PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO