Cirurgia ocular: cuidados pré e pós-operatório

Cirurgia ocular: cuidados pré e pós-operatório

Cirurgia ocular: cuidados pré e pós-operatório

Realizar cirurgias oculares é o desejo de muitos, desde a estética até os cuidados com a saúde ocular, manter a vista saudável pode trazer muitas melhorias ao nosso cotidiano. O que acontece é que, para uma cirurgia, são requeridos cuidados antes e após o procedimento, seja qual for o método utilizado e seja qual for o problema ocular.

Aqui vão algumas dicas para serem seguidas antes de qualquer cirurgia ocular:

Mantenha seu rosto limpo: além de lavar o rosto, não use nenhuma maquiagem ou qualquer creme no rosto, isso pode evitar bactérias, também evite brincos e qualquer tipo de acessório.

Leve um acompanhante adulto: essa pessoa poderá te ajudar a fazer menos esforços ao te acompanhar e guiar os caminhos.

Esteja confortável: roupas leves, banho tomado, cabelos limpos; tudo isso influenciar no bem-estar ao longo de sua cirurgia.

Cuidados pós-operatórios também são muito importantes para que não haja nenhum tipo de complicação:

Traga óculos escuros: após qualquer cirurgia, os olhos ficam completamente sensíveis (mais ainda) à raios UVA e UVB.

Compareça às consultas de acompanhamento: é em uma dessa consultas que o oftalmologista pode descobrir se houve alguma complicação e assim, agir de forma mais rápida e eficaz.

Seja higiênico: lave sempre as mãos ao usar o colírio; use lenços próprios para a limpeza dessa região e evite coçar os olhos.

Obedeça ao oftalmologista: Todas as recomendações do oftalmologista devem ser seguidas, isso é para o bem do paciente e pode prevenir muitas complicações; use o colírio no tempo indicado, na quantidade indicada.

Essas instruções são básicas, dependendo da cirurgia podem ser necessárias mais prevenções. Manter uma boa alimentação também é muito importante tanto para manter a visão melhor antes ou depois de qualquer cirurgia, além de poder evitar doenças oculares provenientes de diabetes.