Estrabismo: sintomas, causas e tratamentos

Estrabismo: sintomas, causas e tratamentos

Estrabismo: sintomas, causas e tratamentos

O estrabismo é uma disfunção ocular que causa o desalinhamento dos olhos, sendo ele com os dois olhos para dentro (esotropia), para fora (exotropia), ou um mais no alto que o outro (hipertropia). Isso acaba ocasionando em problemas para enxergar. Embora normalmente surja na infância, o estrabismo pode também se desenvolver em adultos.

Sintomas

O estrabismo pode causar visão dupla e seu surgimento usualmente é acompanhado de miopia e hipermetropia. O estrábico pode também sofrer de dores de cabeça, além do visível desalinhamento dos olhos.

Causas

O estrabismo ocorre porque os músculos dos olhos acabam não recebendo resposta do cérebro para formar uma visão clara e o olho que enxerga mal acaba se esforçando tanto para alcançá-la, o que cria o desalinhamento. Muitos estudos foram feitos, mas ainda não indicam ao certo de onde o estrabismo vem, acredita-se ser um problema hereditário quando surge na infância. Isso não quer dizer que adultos não podem adquirir o estrabismo,porém, quando acontece, indica uma doença grave no cérebro ou organismo.

Tratamento

Como é uma doença visível pelo desalinhamento dos olhos, pode ser detectado já nos primeiros meses de vida e com mais facilidade que outros problemas oculares. O tratamento varia, mas deve ser iniciado precocemente. A oclusão é uma das opções mais utilizadas, junto dela normalmente também há o uso de óculos, mas a cirurgia de correção também é bastante eficaz, bem como a injeção de Botox no músculo descontrolado para alinhar os olhos.

Na criança, primeiro é tratado o problema de baixa visão e após isso o desalinhamento. Se notar algum sintoma, procure imediatamente um oftalmologista, apenas ele pode escolher o tratamento adequado para cada idade e grau de estrabismo.