Miopia: sintomas e tratamento!

Miopia: sintomas e tratamento!

Miopia: sintomas e tratamento!

A miopia é um problema ocular de origem congênita que se agrava na infância e adolescência. Sua principal característica é o problema para visualizar imagens distantes, o que ocorre devido ao formato alongado dos olhos que faz com que a imagem seja focalizada antes da retina.

Forçar muito a vista e problemas emocionais também podem acabar acarretando nesse erro de refração, outros casos ainda são estudados. Muitas vezes a miopia está relacionada ao astigmatismo também.

A partir dos 60 anos, a miopia de índice pode acabar aparecendo devido a cataratas nucleares, que fazem com que os idosos tenham um problema para visualizar também objetos próximos.

Sintomas

Problemas para enxergar imagens distantes, dores de cabeça e tensão ocular e lacrimejamento. A miopia costuma aumentar a cada ano e costuma se estabilizar por volta dos 20 anos de idade.

Tratamento

Na maior parte dos casos, o tratamento adequado é o uso de óculos ou lentes, em alguns casos o oftalmologista pode recorrer à cirurgia refrativa, que reduz a miopia, isto quando não a elimina de vez.

Procure um oftalmologista, pois apenas ele poderá escolher que tipo de tratamento seguir. Nem todos os tipos de olhos se adaptam a lentes e nem todos os casos requerem a cirurgia, portanto, o uso de óculos segue sendo a opção mais viável.