O que é o glaucoma e como tratá-lo?

O que é o glaucoma e como tratá-lo?

O que é o glaucoma e como tratá-lo?

O glaucoma é uma doença ocular causada pela pressão intraocular elevada, o que leva a contusões no nervo óptico e espreme os vasos sanguíneos que nutrem o fundo dos olhos. Esse processo pode levar à cegueira, dado que as células nervosas e o nervo óptico vão morrendo devido à falta de sangue.

Existem vários tipos de glaucoma, cada um deles tem sintomas característicos:

Glaucoma simples (glaucoma de ângulo aberto), é o mais comum e acontece por meio da pressão elevada, que causa um dano perdurável no nervo óptico e culmina na perda do campo visual. É importante se precaver, uma vez que muitas pessoas não notam os sintomas dessa doença até que se inicie a perda da visão.

Glaucoma agudo (glaucoma de ângulo fechado), é o mais grave e ocorre quando o humor aquoso (líquido incolor que regula a pressão interna dos olhos) é bloqueado, tornando a pressão maior e dolorosa. Esse tipo de glaucoma é urgente e deve ser tratado o mais rápido possível. Inicialmente seus sintomas podem ser gradativos, mas podem piorar de uma hora para outra, causando dores intensas nos olhos, náuseas e vômitos, olhos vermelhos e inchados e visão embaçada ou reduzida.

Glaucoma congênito, o qual acontece quando o bebê ainda está em fase de gestação. Esse tipo de glaucoma é raro, pode ser percebido nos primeiros meses pela lacrimação, aumento de um ou os dois olhos e a nebulosidade frontal dos olhos. Ao notar o sintoma, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.

Glaucoma secundário, causado por traumas nos olhos ou alguma doença ou medicamento que possam desencadear a pressão no olho.

Causas

Alguns fatores que podem acarretar na doença são a idade acima dos 40 e 60 anos; tumores e inflamações nos olhos; diabetes, hipertensão, problemas cardíacos ou hipertireoidismo; uso imoderado de remédios contendo corticosteroides.

Em alguns casos, como do glaucoma congênito, o bebê adquire a doença durante a gestação. O glaucoma pode atingir os adultos, principalmente afro americanos com idade acima de 40 anos, mas crianças também podem desenvolver o problema, o que se caracteriza glaucoma juvenil. É importante se manter vigilante quanto ao glaucoma juvenil, uma vez que em alguns casos os sintomas não são percebidos.

Tratamento

Habitualmente, nos casos mais corriqueiros, é imprescindível o uso de colírio durante o resto da vida. Em outros casos mais graves, o laser pode ser indicado e, em último caso, a cirurgia.

Visite regularmente um oftalmologista, só ele poderá prevenir essa grave doença, que não tem cura, mas pode ter um tratamento efetivo.