Procedimentos na Retina e Vítreo

Procedimentos na Retina e Vítreo

Procedimentos na Retina e Vítreo

A retina é a camada de tecido dos olhos que tem como função captar a luz e enviar essa informação ao cérebro, que a transforma em imagem. Grudada à retina está o vítreo, material gelatinoso que ocupa grande espaço intraocular e mantém o formato esférico do olho.

O descolamento do vítreo pode trazer problemas à vista assim como a aparição de neovasos, pequenos vasos sanguíneos que podem se proliferar dentro da retina e causar danos e dificuldade de visão. Alguns tratamentos efetivos no tratamento dessa região dos olhos, podem auxiliar na reparação de problemas oculares surgidos na retina e vítreo.

tratamento com antiangiogênicos consiste na injeção dos medicamentos Anti-VEGFs dentro do olho afetado pelos neovasos, bloqueando seu crescimento e proliferação do sangue na retina. O tratamento é indicado em sua maioria às pessoas com retinopatia diabética, DMRI, glaucoma de causa Vascular e trombose.

vitrectomia é uma cirurgia realizada no vítreo em casos como descolamento de retina, buraco de macula, tromboses venosas, membrana sub-retiniana, membrana epirretiniana, retinopatia diabética e retinopatia da prematuridade. Essa cirurgia também é indicada em casos de complicações em cirurgias intraoculares como infecções intraoculares, catarata e outros.

fotocoagulação a laser baseia-se na cauterização da retina, selando vasos sanguíneos, soldando a retina e até melhorando a oxigenação da retina. Esse procedimento é rápido e indolor e não necessita de internação.

Indicado em diversos casos como doenças diabéticas (principalmente retinopatia diabética), retina predisponente, descolamento da retina e degenerações periféricas.