Trabeculectomia

Trabeculectomia

Trabeculectomia

A Trabeculectomia tem uma ligação com o glaucoma, que é uma doença que causa a pressão intraocular nos olhos e pode levar a cegueira. Na maioria de seus casos, o tratamento é o uso de colírios para sempre. A cirurgia só é indicada em último caso, ou seja, quando o uso de colírio não diminui a pressão ou o paciente não pode usar os colírios e corre risco de perder a visão.

A principal cirurgia em caso de glaucoma é a Trabeculectomia, que é feita com anestesia local. A cirurgia consiste no escoamento do humor aquoso (líquido que preenche o olho), o que diminui a pressão intraocular.

A Trabeculectomia não se trata da cura do glaucoma, e sim, uma forma de frear a doença, de forma que ela não progrida e prejudique ainda mais a visão. Não é necessária a internação do paciente, porém há um acompanhamento essencial para a melhora da visão, como seguir as instruções do oftalmologista e usar os colírios anti-inflamatórios e antibióticos.

A cirurgia dura em média de 35 minutos a uma hora, costuma ter sucesso em sua finalidade de barrar a pressão intraocular e não é muito dolorida.

Consulte sempre um oftalmologista, pois só ele pode indicar essa intervenção, em outros casos, o glaucoma pode ser tratado de forma mais simples e tão eficazes quanto a cirurgia.